Não foi possível enviar. Confira o número e tente novamente.
Sem dúvida alguma a Telltale descobriu um filão de mercado com os jogos episódicos e investiu tão pesado nisso que hoje a empresa é quase um sinônimo do gênero. Os sucessos de Game of Thrones, Walking Dead, Minecraft, Borderlands, Law & Order, Jurassic Park, CSI e do sensacional The Wolf Among Us realmente deram uma nova cara ao gênero dos games episódicos. Mas agora é a vez do Morcegão, meu camarada, e quando ele entra na história a coisa fica séria.
Como a imensa maioria dos jogos episódicos, Batman: The Telltale Series conta sua história em episódios que são lançados com determinada periodicidade. Você opta por adquirir cada jogo individualmente ou pagar pela Season Pass (temporada), recebendo assim cada episódio tão logo ele seja lançado. No caso dos consoles, a Telltale também disponibiliza uma versão em caixinha do jogo, com todos os episódios de cada temporada (são cinco em cada) incluídos.
A ação em si é um point’n click clássico em que cada decisão sua afeta diretamente os rumos que a história vai tomar. Tanto o enredo quanto a parte gráfica são baseadas na versão em quadrinhos do Batman criada por Bill Finger e Bob Kane. Mas é uma nova interpretação do universo de Batman, ela é ambientada nos dias atuais e não tem nenhuma conexão com games, filmes ou mesmo histórias em quadrinhos já existentes do personagem.
Aqui você controla tanto o herói quanto sua versão “civil”, o Bruce Wayne. A narrativa é bem similar ao que a Telltale já fez em outros de seus títulos episódicos, sendo que aqui você terá diversas situações das quais você pode sair tanto como Bruce Wayne quanto como Batman. A ação segue uma linha de evolução semelhante ao que vimos em The Wolf Among Us e em The Walking Dead.
O visual do jogo também é diferente, pois apresenta uma renderização gráfica inspirada na obra de quadrinhistas como Jim Lee, Greg Capullo e Neal Adams. Até o engine da Telltale recebeu um upgrade especial para poder lidar bem com essa proposta gráfica do projeto. Outra curiosidade é que a Telltale sempre fez questão de trabalhar com pessoas intimamente ligadas às propriedades intelectuais com as quais trabalhou, como a consultoria de Bill Willingham (autor da série Fables) na produção de The Wolf Among Us.
E como a desenvolvedora californiana sempre fez questão de contar e criar suas próprias histórias, esqueça adaptações sobre arcos famosos como O Longo Dia das Bruxas ou O Cavaleiro das Trevas — embora não seria de se estranhar que o game traga uma série de referências às grandes histórias ou personagens da cronologia do Batman. O game traz Bruce Wayne aos holofotes, explorando o lado psicológico de um homem que optou por uma vida dupla, cada uma trazendo um enorme peso e responsabilidade sobre a outra. Por isso, espere trocar a capa por um belo terno em alguns momentos da campanha.
(Fernando Souza Filho)